Como é sabido, na última sexta-feira houve uma nova rodada de negociações entre o SINTAUERN, ADUERN e o Governo do Estado para discutir reivindicações relativas à greve da UERN.
Ainda não há informações oficiais por parte do SINTAUERN, mas segundo relatos do técnico Adriano, TNS lotado em Natal e que esteve presente na reunião, concretamente os resultados foram os seguintes:
- O governo propôs o parcelamento do reajuste de 23,98% em três vezes, de 2012 a 2014 (não atendendo proposição feita em Assembléia, que admitia o parcelamento em até 4 meses, de setembro a dezembro);
- O governo disse que o orçamento da UERN será descontingenciado em até 20 dias.
Com relação a ADUERN, a Assessoria de Comunicação desta associação já emitiu informe oficial a respeito da reunião com o governo. Segue abaixo:
Proposta do Governo frustra expectativas da categoria
Depois de 51 dias de silêncio, o Governo do Estado, representado pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, e pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, resolveu receber membros do comando de greve da categoria docente da UERN, na tarde da última sexta-feira (22). No entanto, mesmo depois de todo esse tempo sem apresentar uma proposta sequer, a administração estadual frustrou as expectativas dos professores.
Diferente de acordos fechados com as demais categorias de servidores públicos que paralisaram as atividades, o Governo continua dizendo que não tem dinheiro para pagar o reajuste salarial dos professores da UERN ainda este ano. Foi apresentada uma proposta de parcelamento em três anos: 2012, 2013 e 2014. Quanto ao descontingenciamento do orçamento da universidade, nada foi sinalizado.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, os professores esperavam que o governo fosse mais atencioso e mais propositivo. “Essa proposta humilhante demonstra o desinteresse da administração estadual em buscar uma solução para esse impasse. Além isso, mostra que o Governo não dá importância à única universidade estadual do RN”, lamenta.
O comando de greve se reúne amanhã (26), às 16h, na sede da ADUERN em Mossoró, para avaliar a audiência de sexta. A categoria volta a se reunir em Assembleia Geral Extraordinária na próxima quinta-feira (28), às 9h, para avaliar o movimento paredista.