quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Técnicos deliberam pela continuidade da Greve na UERN

Os técnicos presentes hoje em Assembléia Geral Extraordinária do SINTAUERN deliberaram, por maioria simples, a continuidade da Greve da categoria da Uern, que já dura mais de três meses.

Também foi deliberado que na próxima terça-feira (06/09) haverá uma nova Assembléia para novamente tratar sobre os rumos da greve, considerando os possíveis fatos que surgirem nesse meio tempo.

Governo entra na Justiça

Após uma série de ameaças, o governo do RN acionou a justiça, nesta terça-feira (30), pedindo a ilegalidade da greve na UERN. Os sindicatos (ADUERN e SINTAUERN), por sua vez, tem o prazo de 72 horas para se manifestar em favor da legalidade do movimento paredista.

Para acompanhar o processo que o governo ajuizou pleiteando a ilegalidade da greve, basta seguir os seguintes passos:

Acesse o link: http://esaj.tjrn.jus.br/cposg/pcpoSelecaoProcesso2Grau.jsp
Na guia Pesquisa por, selecione: "número do processo"
Na guia número, digite: 00087074220118200000


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SINTAUERN convoca técnicos para Assembléia

Segue abaixo o edital de convocação de Assembléia Extraordinária, publicado hoje pelo SINTAUERN:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Assembléia Geral Extraordinária

Pelo presente edital, ficam convocados os associados deste Sindicato, em pleno gozo de seus direitos sindicais, para se reunirem em assembléia geral, no dia 31 (quarta feira) do corrente mês, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia– FAFIC, no Campus Universitário Central da UERN, nesta cidade, a instalar-se em primeira convocação às 8:30 horas e segunda às 9:00 horas, para tomarem conhecimento e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1 – Avaliação do Movimento Grevista;

2 – Informes gerais.

Mossoró-RN, 26 de agosto de 2011.


Rita de Cássia Vidal de Negreiros
PRESIDENTE

Governo não atende contraproposta e greve da UERN continua

Na manhã de ontem (25), os professores da UERN se reuniram para definir os rumos da greve. Na assembleia, depois de avaliar a resposta do Governo do Estado à nova proposta entregue no último dia 18 à Governadora Rosalba Ciarlini, a categoria docente decidiu pela continuidade do movimento paredista, que hoje completa 87 dias. Os professores avaliaram que a proposta não atendeu as expectativas, já que a administração estadual se negou a acrescentar a variação da inflação aos percentuais propostos.

Ainda tentando por fim à greve na Universidade, uma comissão do comando de greve da ADUERN esteve reunida com o secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Anselmo de Carvalho, na noite do dia 24. Na ocasião, foi cogitada a possibilidade do Governo do Estado conceder reajuste de 14% em abril de 2012. O que foi descartado pelo secretário antes do início da assembleia de ontem.

Dessa forma, como sugestão para encerrar o impasse, a ADUERN reivindica a concessão desse percentual para o próximo ano. O documento já foi enviado para a administração estadual e o Sindicato espera resposta até o início da próxima semana. Além do reajuste, a proposta ainda solicita o descontingenciamento imediato do orçamento da UERN e o atendimento à pauta dos estudantes. O próximo encontro da categoria será realizado na terça-feira (30).

Da Assessoria da Comunicação da ADUERN

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ADUERN cancela Assembléia

Com o propósito de manter o diálogo franco e aberto com o Governo do Estado, a ADUERN encaminhou uma contraproposta ao reajuste salarial sugerido pela administração estadual aos docentes da UERN.

A contraproposta foi apresentada nos seguintes termos:

- Aceitação dos prazos e dos índices de reajustes indicados pelo Governo, desde que às alíquotas sugeridas sejam acrescidos os percentuais correspondentes a variação do INPC/IBGE acumulado nos períodos respectivos.

Com a apresentação desta contraproposta a categoria docente da UERN demonstrou, mais uma vez, assim como já havia evidenciado antes, quando abriu mão da pauta original, que está determinada a contribuir na busca de solução para o impasse grevista.

Já que o Governo ainda não respondeu à ADUERN, a assembleia que estava prevista para esta terça-feira (23) não será realizada. Tão logo receba a resposta, a categoria será convocada.

Da Assessoria de Comunicação da ADUERN

domingo, 21 de agosto de 2011

Agitação na sede da ADUERN

Reunião ampliada do comando de Greve + Twitaço em Defesa da UERN

Horário: 9 horas

Esperamos todos e todas na ADUERN. A união fortifica a luta!

Vamos divulgar o twitaço

Se muito vale o já feito, Mais vale o que será

Atenciosamente,
Associação dos Docentes da UERN - ADUERN

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Professores da UERN entregam contraproposta à governadora

“E a UERN, governadora?”, bradavam os professores em meio ao discurso da administradora do Estado, Rosalba Ciarlini, durante a solenidade de abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), na noite de ontem (18). Com as manifestações da categoria docente e do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), a governadora decidiu se dirigir à comunidade acadêmica presente no Expocenter e falou sobre a Universidade.

Em sua fala, Rosalba Ciarlini destacou a importância da UERN ao mesmo tempo em que afirmou que o Estado “gasta” (não investe) meio milhão de reais, por dia, com a Universidade. Ela ainda aproveitou para usar o discurso da “herança maldita” e lamentou o estado das finanças do RN.

Logo após as entrevistas para a imprensa local, Rosalba Ciarlini conversou com os professores Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, e Neto Vale, vice-presidente do Sindicato, sobre a paralisação dos servidores. Na ocasião, os dois entregaram à chefe do executivo estadual a contraproposta da categoria.

Segundo o documento, os professores aceitam os prazos e índices de reajustes indicados pelo governo (10,65% em abril de 2012; 7,43% em abril de 2013; e 7,43% em abril de 2014), desde que aos percentuais sugeridos seja acrescida a variação da inflação acumulada no período.

“Em termos de prazo estabelecido, aceitamos o princípio da proposta do governo. Entretanto, é preciso que os índices sugeridos sejam reajustados. Entendemos que a administração estadual tem plenas condições de atender a nova proposta da ADUERN”, explica o professor Flaubert Torquato.

Comando de greve

O comando de greve esteve hoje (19) reunido na sede da ADUERN e deliberou sobre a programação da greve para a próxima semana. Na segunda-feira (22), será realizado um twittaço, às 9h, em defesa da UERN. Na terça-feira (23), haverá encontro da categoria em Assembleia Geral Extraordinária, às 9h, na sede do sindicato. Na quarta-feira (24), será realizada panfletagem.

Já na quinta-feira (25), acontecerá um debate sobre a pauta interna de reivindicações dos professores, às 9h, na ADUERN. Na ocasião, serão convidados dirigentes da UERN para se posicionarem acerca dessas questões.

Da Assessoria de Comunicação da ADUERN

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Assim como técnicos, professores da UERN também permanecem em greve

Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira (18), os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram dar continuidade ao movimento paredista iniciado no dia 31 de maio. A categoria não aceitou a proposta do Governo do Estado nos termos em que ela foi apresentada.

“Reconhecemos que as negociações avançaram, já que, pela primeira vez, a administração estadual apresentou um documento com valores e prazos claros. Essa proposta possui elementos que devidamente corrigidos podem ser aceitos pela categoria”, explica o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

Na assembleia, os professores ainda aprovaram uma contraproposta para ser entregue à Governadora Rosalba Ciarlini na noite de hoje, ocasião em que ela participa da abertura da XXIV Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), no Expocenter. A categoria ainda aproveita a oportunidade para realizar uma mobilização no evento. A concentração dos docentes se dará na Sociedade Cultural e Recreativa dos Engenheiros Agrônomos de Mossoró (SCREAM), às 19h.

Do site www.aduern.org.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Técnicos da UERN decidem manter Greve por tempo indeterminado

Os técnicos da UERN deliberaram nesta quarta-feira a continuidade da greve na instituição, que já dura 77 dias.

A decisão foi tomada pela maioria absoluta dos presentes em Assembléia realizada hoje pela manhã.

Na Assembléia foi avaliada uma proposta de reajuste salarial enviada pelo Governo do RN no início desta semana. O referido reajuste foi sugerido pelo Governo nos seguintes termos:

- 10,65% de reajuste a ser pago em Abril de 2012;
- 7,43% a ser pago em Abril de 2013;
- e 7,43% para Abril de 2014.

A proposta do Governo totaliza um percentual de 27,7% em Abril 2014, o que não contempla a exigência de reposição salarial da categoria que é de 23,98%, reivindicado para 2011.

De toda sorte, os técnicos deliberaram, na Assembléia desta quarta, novas diretrizes de negociação para que o Comando de Greve possa negociar uma contraproposta junto ao governo estadual.

Reforçamos, portanto, que a GREVE DOS TÉCNICOS DA UERN continua por tempo indeterminado.

Professores

Nesta quinta-feira (18), às 9h, a categoria docente irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária para, assim como os técnicos, avaliar a proposta de reposição salarial apresentada pelo Governo do Estado e decidir os rumos do movimento paredista.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Assembléia Geral Extraordinária - SINTAUERN

Eis abaixo comunicado de Assembléia Geral Extraordinária para os Técnicos da UERN:

Assembléia Geral

Pelo presente edital, ficam convocados os associados deste Sindicato, em pleno gozo de seus direitos sindicais, para se reunirem em assembléia geral, no dia 17 (quarta feira) do corrente mês, no auditório da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia– FAFIC, no Campus Universitário Central da UERN, nesta cidade, a instalar-se em primeira convocação às 8:30 horas e segunda às 9:00 horas, para tomarem conhecimento e deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1 – Avaliação da proposta do Governo do Estado
2 – Informes gerais.

Mossoró-RN, 15 de agosto de 2011.

Rita de Cássia Vidal de Negreiros
PRESIDENTE DO SINTAUERN

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Segmentos realizam “UERN em Debate”

Com o objetivo de discutir o papel e a contribuição da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e articular apoios em defesa da Universidade como patrimônio do Estado, a ADUERN, SINTAUERN, DCE E COMEM realizam nesta quinta-feira (11), o evento “UERN em Debate”.

A mobilização, que integra as atividades de greve dos segmentos, acontece no Pátio da Reitoria da UERN, às 8h. Para participar do evento, foram convidados políticos, religiosos, movimentos sociais, sindicatos, ex-reitores e autoridades acadêmicas. Na ocasião, ainda haverá o lançamento de um manifesto e abaixo-assinado em defesa da UERN.

Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o ato está inserido na luta em defesa da universidade pública. “Vamos discutir os problemas da UERN, as formas de combater a crise atual e a política de financiamento que vem sendo desenvolvida pelo governo estadual”, afirma.

Professores contratados

A ADUERN considera a decisão do Reitor Milton Marques de romper o contrato dos professores substitutos uma retaliação à greve dos docentes da UERN. O Sindicato já havia alertado a Administração da UERN que não aceitaria tal medida por entender que a greve é um direito dos servidores. Assim, considera esse gesto como uma afronta ao direito constitucional de greve.

Por sua vez, a ADUERN entende que essa atitude representa uma quebra de compromisso do Reitor com a entidade, pois o mesmo já havia assegurado anteriormente que não iria efetuar essas rescisões.

“É inadmissível que a Reitoria da UERN promova represálias, justamente no momento em que o próprio Governo do Estado recuou da vontade de pedir a ilegalidade do movimento”, afirma o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN.

Por estas e outras razões, a ADUERN comunica aos professores substitutos que não compareçam a PRORHAE para assinar a rescisão até um posicionamento oficial do sindicato. A questão já foi submetida à apreciação da Assessoria Jurídica que, em breve, se manifestará a respeito do assunto.

Da assessoria de comunicação da ADUERN

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Panfletagem na Feira do Livro

Será realizada hoje, às 19h, na Feira do Livro mais uma panfletagem que visa manter a sociedade informada sobre o descaso do Governo do Estado para com a UERN, cujos segmentos estão em greve a 67 dias.

Todos os segmentos da UERN são chamados a comparecer hoje, a partir das 19h, na Feira do Livro.


Debate Público

Como parte do movimento grevista da UERN, vai ser realizado nesta quinta-feira, dia 11, às 9h da manhã, no pátio da Reitoria um debate Público sobre a Universidade, denominado: UERN EM DEBATE.

Foram convidados para participar do debate ex-reitores, autoridades da política e da sociedade civil. Todos os segmentos da UERN, bem como toda a sociedade, é convidada a ser fazer presente neste momento.

É importante citar ainda que a Greve da UERN segue fortalecida e sem previsão de término, pois até o momento o Governo do Estado não apresentou proposta aceitável aos segmentos da Universidade.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mobilização na Praça da Catedral

Os comandos de greve do Sintauern e Aduern realizam neste sábado, a partir das 9h, uma manhã de mobilização na Praça Vigário Antônio Joaquim, popularmente conhecida como Praça da Catedral.

Na ocasião haverá uma panflentagem pelo centro da Cidade para que a sociedade se mantenha informada a respeito da greve da Uern, que já dura 66 dias.

Todos os servidores são convidados a participar de mais essa atividade, que visa fortalecer o movimento paredista e chamar a atenção da opinião pública para o descaso do Governo para com os servidores da Uern e suas reivindicações.

Serviço

Ação: Mobilização e panfletagem no Centro da Cidade
Local: Praça da Catedral
Dia: 06/08
Hora: A partir das 9h

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Técnicos da UERN decidem manter greve

Em assembléia realizada nesta quinta-feira, os servidores técnicos da UERN não aceitaram a proposta enviada pelo Governo do Estado e decidiram, por unanimidade, manter-se em greve por tempo indeterminado.

A proposta do Governo continha os seguintes pontos:

- Estudo para analisar o pagamento de um reajuste de 3% parcelado em três meses;
- Pagamento do reajuste de 23,98% em três parcelas anuais, a partir de 2012;
- Compromisso com o descontigenciamento dos recursos orçamentários da UERN.

Desses pontos acima apresentados, apenas o descontigenciamento contempla de forma aceitável as reivindicações da categoria, já que a proposta de reajuste não se aproxima minimamente daquilo que é reivindicado.

Os técnicos querem o reajuste de 23,98% pago todo neste ano, em até quatro parcelas mensais e com retroativos a negociar em 2012.

Isto posto, cabe reforçar a informação que a GREVE DA UERN CONTINUA POR TEMPO INDETERMINADO até que o Governo apresente uma proposta que seja avaliada como razoável pelos servidores da Universidade.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Greve da UERN será debatida na Universitária FM

A Universitária FM 103,3 transmite hoje, a partir das 16h, uma mesa redonda que vai debater a greve da UERN, trazendo novidades e esclarecimentos acerca deste movimento paredista.

Via telefone (3315-2226), todos os interessados poderão participar do programa com perguntas e opiniões para serem colocadas em debate.




Proposta do Governo frustra servidores da UERN

O Governo do RN apresentou nesta terça-feira uma nova "proposta" a técnicos e professores da UERN.

Em documento oficial, o governo afirma que estuda dar um reajuste de 3% em 2011 e ainda dividi-lo em três meses. Proposta muito abaixo dos 23,98% pedido pelas categorias. O governo voltou a admitir o pagamento de todo o percentual reivindicado, mas manteve a proposta de que isso seja feito em três parcelas anuais de 2012 a 2014.

Através de redes sociais, servidores trataram a proposta do Governo com revolta, insatisfação e ironia.

Nesse sentido, é quase consenso que assembléias a serem realizadas nessa semana mantenham a greve na UERN por tempo indeterminado.

O SINTAUERN já convocou sua assembléia, que vai acontecer nesta quinta-feira. Confira convocação abaixo:

Caros(as) Associados(as),

Conforme entendimento do Comando de Greve e a Diretoria do SINTAUERN, vimos convocar todos(as) servidores(as) associados(as) deste Sindicato, para Asasembléia Geral, a ser realizada nesta Quinta (04/08), no Auditório da FAFIC - Campus Central da UERN, tendo início às 8:30 em primeira chamada e às 9:00 em segunda e última chamada, onde teremos como pauta:

1. Análise da proposta encaminhada pelo Governo;

2. Informes gerais.

Aguardamos a presença de todos(as).

Diretoria do SINTAUERN