quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Segmentos realizam “UERN em Debate”

Com o objetivo de discutir o papel e a contribuição da UERN para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e articular apoios em defesa da Universidade como patrimônio do Estado, a ADUERN, SINTAUERN, DCE E COMEM realizam nesta quinta-feira (11), o evento “UERN em Debate”.

A mobilização, que integra as atividades de greve dos segmentos, acontece no Pátio da Reitoria da UERN, às 8h. Para participar do evento, foram convidados políticos, religiosos, movimentos sociais, sindicatos, ex-reitores e autoridades acadêmicas. Na ocasião, ainda haverá o lançamento de um manifesto e abaixo-assinado em defesa da UERN.

Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o ato está inserido na luta em defesa da universidade pública. “Vamos discutir os problemas da UERN, as formas de combater a crise atual e a política de financiamento que vem sendo desenvolvida pelo governo estadual”, afirma.

Professores contratados

A ADUERN considera a decisão do Reitor Milton Marques de romper o contrato dos professores substitutos uma retaliação à greve dos docentes da UERN. O Sindicato já havia alertado a Administração da UERN que não aceitaria tal medida por entender que a greve é um direito dos servidores. Assim, considera esse gesto como uma afronta ao direito constitucional de greve.

Por sua vez, a ADUERN entende que essa atitude representa uma quebra de compromisso do Reitor com a entidade, pois o mesmo já havia assegurado anteriormente que não iria efetuar essas rescisões.

“É inadmissível que a Reitoria da UERN promova represálias, justamente no momento em que o próprio Governo do Estado recuou da vontade de pedir a ilegalidade do movimento”, afirma o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN.

Por estas e outras razões, a ADUERN comunica aos professores substitutos que não compareçam a PRORHAE para assinar a rescisão até um posicionamento oficial do sindicato. A questão já foi submetida à apreciação da Assessoria Jurídica que, em breve, se manifestará a respeito do assunto.

Da assessoria de comunicação da ADUERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário